Das lindas cores que representam nossa fé
E hoje dia da natividade de Nossa Senhora registramos com muito carinho como se expressa essa intimidade do romeiro com sua Mãe Santíssima. A alegria se instaura e salta nas cores e brilhos mostrando algo que vem do amago formando uma nova e irreverente estética da fé.
Alguns trazem legumes das suas plantações para doação , roupas, e dinheiro. Vir em romaria é uma missão , não um passeio. É uma vivencia, não um momento de turismo. "Primeiro a obrigação , depois a diversão." Cumprem as visitas a todos os templos como a completar o roteiro da fé. Colocam nos altares de sua devoção as roupas de promessas, as "ajudazinhas" e tanto mais que tem. Alimentam-se da e na fé.
Os andores dos romeiros são elaborados nas suas comunidades e são trazidos em procissão e eles entram na igreja cantando seus benditos e são deixados em total reverencia na Capela do Encontro no Santuário Diocesano para que o Padre possa abençoa-los.
Lá permanecem dois ou três dias sendo admirados e logo após, os retiram para enfeitar seus carros , caminhões paus de arara,( como outrora) ônibus, etc., desde que iniciaram a procissão dos caminhões, e que os enfeitam com eles.
Aqui vamos colocar algumas imagens desses andores ou pequenos altares das diversas comunidades de romeiros que visitam Juazeiro do Norte na festa da Padroeira. Esse ritual só acontece no período de setembro e antecede a procissão dos carros que acontece sempre no dia 14 de setembro.